Jorge Adilson Gondim Pereira

 JorgeJorge Adilson Gondim tem, ao longo do seu percurso profissional, se dedicado ao estudo, pesquisa e intervenção nas áreas da educação física, esporte e lazer, com ênfase nas políticas públicas e na formação profissional.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1990), especialização em Educação Física Escolar pela PUC-MG e mestrado em andamento pela Universidade de Brasília.

É docente do Departamento de Educação – Campus XII da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, desde 1991, participou intensamente do processo de ampliação dos cursos de graduação no semi-árido baiano, resultando na criação, em 1999, do 1º Curso de Educação Física da UNEB em Guanambi. Atuou como Coordenador do Colegiado(2000/2002) sendo mais tarde eleito Diretor do Departamento de Educação por dois mandatos consecutivo(2002/2006).  A essas experiências, junta-se o atual cargo de Diretor Regional de Educação – DIREC-24, com a responsabilidade de executar e avaliar as políticas educacionais planejadas pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Como docente, participou da criação e reforma do currículo do Curso de Educação Física, além de participar de várias comissões e projetos relacionados com a atuação docente. Criou o grupo de pesquisa GEL – Grupo de Estudos em Lazer, que, ao longo da sua trajetória, vem estudando as questões relacionadas com o lazer no espaço escolar, além de analisar as políticas públicas dessa área no contexto sertanejo.