Apolônio Abadio do Carmo

Apolônio Abadio do Carmo é graduado em Educação Física (1975) e Pedagogia (1978) pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e tem sua trajetória construída por meio de estudos, pesquisas e intervenções nas áreas da Educação Física; Educação Física Adaptada; Formação de Professores e Políticas públicas de Inclusão.

Foi docente da Universidade Federal de Uberlândia por mais de 30 anos. Aposentou em 2002. Durante sua passagem por essa instituição vivenciou diferentes formas de trabalho tendo ocupado os cargos de: Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física; Coordenador do Curso de Especialização em Educação Física para Pessoas com Deficiência por sete versões; Coordenador do Programa de Mestrado em Educação; Diretor de Pesquisa e Extensão e Presidente de duas comissões internas de avaliação institucional.

No âmbito da Pós-Graduação orientou dezenas de dissertações de Mestrado e Especialização. Recebeu bolsa de pesquisador CNPq por vários anos. Fez parte de diferentes revisas científicas da área da Educação Física e Educação.

Nos útlimos dois anos, foi assessor pelo PNUD do Ministério do Esporte trabalhando junto a Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer. Assessorou ainda a Secretaria Nacional de Educação Especial do MEC.

É autor dos livros “Deficiência Física: a sociedade brasileira cria”, recupera “e discrimina. Escopo. Brasilia, 1998”.  “Escola não seriada e Inclusão escolar: a pedagogia da Unidade na Diversidade”. Edufu, Uberlândia, 2006. Escreveu ainda vários capítulos de livros e artigos em periódicos.