Homenagem ao Prof. Lino Castellani Filho: meu pai, meu mestre!

Hoje, dia 25 de Agosto de 2011, estaremos em mais um evento organizado pelo CBCE. Apesar da importância das mesas que nele se desenvolverão, destaco, nesse momento, mais um fato marcante para a Educação Física Brasileira: a homenagem que será realizada ao professor Lino Castellani Filho!

Pra quem não o conhece, nada melhor do que usar suas próprias palavras para apresentá-lo… No programa Juca Entrevista (ESPN) ao ser perguntado por Juca Kfouri quem é Lino Castellani Filho, assim ele responde: “… Uma pessoa que desde garoto teve vontade de assumir um papel de protagonista nas coisas que fosse viver… nunca se satisfez com o papel de coadjuvante, e com os seus limites, que são muitos, buscou ao longo de sua vida assumir um pouco desse sentido protagônico… Alguem que curte a vida, porque busca seguir a risca os ensinamentos do seu avô. ‘Da vida o que se leva é a vida que se levou!… E mais do que isso… Não se esqueça: trate de preencher seus anos de vida e nunca sua vida de anos ’. Busco fazer isso!”
Pois é, receberá as justas (ao menos para mim) homenagens pela sua aposentadoria um dos professores mais importantes para a educação física. O professor Lino Castellani Filho, que iníciou sua carreira na Unicamp em 14 de Maio de 1986, teve sua aposentadoria homologada recentemente em 02 de Agosto de 2011. Ao longo desse percurso passou por vários Países, Estados, Universidades, e seja na condição de professor, ou de Secretário Nacional de Esporte, deu sua contribuição, sobretudo, política, ética e humana para a valorização da Educação Física brasileira.

Despede-se da Unicamp (não da Educação Física), um dos professores que sempre lutou para dar à Unicamp e à Educação Física brasileira, o destaque que hoje ela possui. Lutou, esbravejou, fez amigos, inimigos (prefiro não dizer inimigos, mas pessoas com outros ideais), não para se promover, mas sempre com objetivo de satisfazer aos interesses da sociedade brasileria… Contribuiu, certamente, para incorporar os valores resultantes do processo de redemocratização defendido pela sociedade brasileira na consolidação de uma nova Educação Física.
Apesar da tristeza de não tê-lo mais na Unicamp, o momento é de alegria! BRINDEMOS!

Brindemos àquele que sempre foi para mim uma referência, o professor, o mestre, mas acima de tudo, motivo de orgulho… MEU PAI! É como pai que peço licenca aos demais leitores para tratá-lo ao longo desse texto. Brindemos a você, meu pai, por ter oportunizado a mim, e muitos outros admiradores que certamente você tem, a convivência ao seu lado, sua sabedoria, seu empenho, comprometimento, amor, ética, respeito e muito mais!

Brindemos pai, ao saber da sua indiscutível importância na história (parte dela que não se conta) da Unicamp e da Educação Física. Brindemos, acima de tudo, pela sua contribuição na minha história de vida, profissional e pessoal, e de muitos outros alunos, professores, amigos, familiares que estiveram, e alguns deles ainda estão, contigo nesta trajetória. Como disse nosso amigo Fred Guirra “o seu amor à docência, vai muito além dos bancos da universidade, faz parte de um ideal de vida, corre nas veias, e isso nos contagia, nos empolga e nos faz querer cada vez mais lutar, debater e buscar novos horizontes”.

Aqui está você acabando mais um ciclo e eu, seu filho, além de seu aluno, começando outro. Sei que dificilmente conquistarei profissionalmente tudo que conquistou! Sou do tempo em que os papers são mais importantes que os ideais políticos e compromissos com a sociedade, que a pesquisa é mais importante que a docência, mas lutarei ao máximo e farei sempre o melhor para concretizar e garantir aquilo que sempre me ensinou. Buscarei também o papel de protagonsita, mãs não garanto que seja digno de Oscar como você é. Se alcançar 10% do que você conseguiu, sei que terei contribuido significativamente com a sociedade brasileira e, especificamente, com a Educação Física para uma educação de maior qualidade!
PARABENS!!!

Um Abraço, um beijo…
Prof Ms. Rafael Moreno Castellani… ou melhor, seu filho, RAFA!

Rafael Moreno Castellani

Sobre Rafael Moreno Castellani

É mestre em Educação Física (2010) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e, atualmente, doutorando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Volta suas inquietações, estudos e pesquisas à Educação Física Escolar, à Psicologia do Esporte e ao Futebol.

2 comentários sobre “Homenagem ao Prof. Lino Castellani Filho: meu pai, meu mestre!

  1. Corroborando com as justas homenagens ao Prof. Lino Castellani Filho envio-lhe um cordial abraço em nome do corpo social da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ.
    Rio de Janeiro, 4/9/2011.
    Waldyr Mendes Ramos
    Diretor da EEFD/UFRJ

  2. noooosa que linda essa homenagen feita para o professor de educação fisica eu tamb estou a procura de uma homenagen para meu professor ,pois o ano esta acabando né , e eu amo ele demais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *